Sustentabilidade
Nesse estudo, devem ser levados em conta tanto os custos diretos quanto os custos indiretos. Os custos diretos são aqueles diretamente relacionados com a produção, como matérias primas e mão de obra, já os custos indiretos são aqueles também relacionados com a produção, mas de forma indireta, como aluguel, água e luz.
Os empresários devem levar em conta o volume de venda e que existem despesas a serem pagas com a venda ou não do produto/serviço. Para a formação do preço do produto, além do custo de produção, as empresas também devem analisar os preços de produtos similares da concorrência, já que os consumidores, na hora da compra do produto ou escolha do serviço, também farão essa pesquisa de mercado antes de optar por um ou outro produto/serviço. O artigo do Sebrae “Saiba Mais sobre como administrar os custos desua empresa” trata sobre os conceitos necessários para que uma empresa obtenha lucro na venda de seus produtos/serviços. Lucro líquido é o lucro decorrente das vendas, menos o custo direto variável, menos as despesas variáveis, menos as despesas fixas. O custo direto variável é o custo para a produção de uma mercadoria, como matéria prima e mão de obra. As despesas variáveis são aquelas que variam em função das vendas realizadas, como impostos e comissões sobre as vendas. Já as despesas fixas são as despesas administrativas necessárias para o funcionamento da empresa e que não dependem da quantidade de vendas, como aluguel, água, salários administrativos e pro-labore.
O ponto de equilíbrio é o quanto a empresa precisa vender para que pague suas despesas (sem obtenção de lucro)
A margem de contribuição é o valor que sobra das vendas, menos o custo direto variável e as despesas variáveis, ou seja, é o