sustentabilidade
RELATÓRIO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Setembro 2014
O trabalho aqui apresentado engloba o Relatório de Observação de Aulas e o Relatório de Ensino Fundamental, supervisionado pelo professor Ivancir, no Colégio Estadual Evandro Caifa Esquivel. O relatório foi realizado no segundo semestre de 2014, totalizando 5 horas.
Conciliar a teoria a pratica em sala de aula é uma tarefa difícil, nos exige esforço, dedicação e acima de tudo comprometimento com a educação, onde sabemos que não existe uma receita específica. Esperando-se, que no decorrer do trabalho, a tarefa além de ser custosa em vários momentos, é plenamente gratificante quando nos vemos como um facilitador em (da) educação e que estamos contribuindo para a tal (mesma). O relatório também me proporcionou a oportunidade de testar na prática, o aprendizado teórico que tive ao longo do dia. É hora de por em teste, os conhecimentos pedagógicos adquiridos e refletir sobre o que e como devemos melhorar.
Tentarei construir e afirmar o papel de mediador, para integrar, questões relativas ao desenvolvimento individual, à construção de conhecimentos e à interação social. Sabendo que a ação pedagógica deve se ajustar ao que os alunos conseguem realizar em cada momento de sua aprendizagem, para se construir em verdadeira ação educativa.
Observação
Neste relatório exponho minhas reflexões sobre as observações feitas no Ensino Fundamental, nesta etapa que antecede o relatório é de máxima importância para contato inicial com os alunos. Neste período de observação como meio de refletir sobre as práticas existentes no sistema educacional brasileiro. Ao iniciar com este propósito, realizei as observações na sala de aula, e muita falta de interesse por partes dos alunos e muito esforço interesse e dedicação pelo trabalho da parte do Professor Ivancir de Matemática.
Começar a aula com conteúdo bastante relevante e coloca em prova os conhecimentos dos estagiários, o professor deve trabalhar conceitos