Sustentabilidade
Dislipidemias, também chamadas de hiperlipidemias, referem-se ao aumento dos lipídios (gordura) no sangue, principalmente do colesterol e dos triglicerídeos.
2) Como são classificadas as Dislipidemias ?
Podem ser classificadas de duas maneiras
A- Classificação laboratorial:
Hipercolesterolemia isolada (aumento do colesterol total- CT e ou LDL-colesterol LDL-C)
Hipertrigliceridemia isolada (aumento dos triglicérides-TG)
Hiperlipidemia mista (aumento do CT e dos TG)
Diminuição isolada do HDL-colesterol (HDL-C) ou associada a aumento dos TG ou LDL-C.
B- Classificação etiológica
Dislipidemias primárias – origem genética
Dislipidemias secundárias - Causadas por outras doenças ou uso de medicamentos: hipotireoidismo, diabetes melito (DM), síndrome nefrótica, insuficiência renal crônica, obesidade, alcoolismo, icterícia obstrutiva, uso de doses altas de diuréticos, betabloqueadores, corticosteróides, anabolizantes.o
3) Entre os tratamentos das dislipidemias descreva os medicamentos,suas doses e mecanismos de ação para os seguintes grupos terapêuticos. 3.1 - Inibidores da HMG – Coa redutase – estaminas sinvastatina – Dose 10 mg, 20 mg, 30 mg e 40mg mecanismo de ação – A sinvastatina é uma lactona inativa que após a ingestão oral idrolisada ao seu correspondente beta-hidroxiácidos. Este é o principal metabólito e o inibidor da 3-hidóxi-3-metilglutaril-coenzima A(HMG CoA) redutase emzima que cataliza a conversão HMG- CoA a mevalonato , um precoce e limitante na biossíntese do colesterol.
Pravastatina (Pravacol) – Dose 10mg, 20mg e 40 mg
Mecanismo de ação - Esse medicamento de uso oral é indicado para reduzir a concentração de colesterol no sangue. A ação da Pravastatina diminui os níveis do mau colesterol (LDL) e aumenta o bom colesterol (HDL) no sangue.
Lovastatina – Dose 20 mg
Mecanismo de acão - ção esperada do medicamento: A Lonastatina é um agente redutor do colesterol, utilizado como tratamentode