Sustentabilidade
Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.
A transição para um tipo de desenvolvimento que seja ambiental e socialmente sustentável exige a aplicação de esforços contínuos de informação e capacitação de diversos atores sociais para a formação de uma sociedade proativa em relação às diversas questões socioambientais, nas quais os problemas ambientais e sociais estão incluídos, considerando-se tanto suas origens como suas consequências. Neste contexto, a elaboração e execução de projetos socioambientais cada vez mais vêm sendo realizados por organizações não governamentais, mas a atuação destas instituições não esgota o atendimento às demandas e não é suficiente para resolver os problemas socioambientais.
PORQUE
Só o Estado reúne as condições de promover ações permanentes, abrangentes e sistemáticas, na provisão de serviços e sistemas socioambientais, por meio da elaboração de políticas públicas.
- Uso de fontes de energia limpas e renováveis (eólica, geotérmica e hidráulica) para diminuir o consumo de combustíveis fósseis. Esta ação, além de preservar as reservas de recursos minerais, visa diminuir a poluição do ar.
- Criação de atitudes pessoais e empresarias voltadas para a reciclagem de resíduos sólidos. Esta ação além de gerar renda e diminuir a quantidade de lixo no solo, possibilita a diminuição da retirada de recursos minerais do solo.
- Desenvolvimento da gestão sustentável nas empresas para diminuir o desperdício de matéria-prima e desenvolvimento de produtos com baixo consumo