Sustentabilidade
A competitividade dos pequenos negócios vai estar cada vez mais relacionada à gestão ambiental, segundo avaliação do diretor-técnico do Sebrae Carlos Alberto dos Santos
CloseCompartilhar ImprimirA competitividade das pequenas empresas vai estar cada vez mais relacionada ao tema sustentabilidade, segundo avaliação do diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos. Atenta a essa realidade, a instituição promove nesta quinta-feira (14), até as 20h, o Circuito Sebrae de Inovação e Sustentabilidade. Trata-se de jogo lúdico que trabalha os temas Inovação, Sustentabilidade e Soluções Sebrae junto aos 397 Agentes Locais de Inovação (ALI) que atuam pelo país, levando soluções para ajudar empresários a aumentarem a competitividade.
Na avaliação de Santos, a inovação é fundamental para reafirmar os processos produtivos que sejam ambientalmente corretos. Para ele, investir em sustentabilidade pode gerar custos, mas são gastos que, ao longo prazo, retornam para a empresa com a redução dos custos de modo geral. "A gestão ambiental é um diferencial de mercado. É uma questão que pode e deve fazer parte da estratégia dos negócios, principalmente devido o perfil do consumidor", avaliou.
Participam do Circuito Sebrae de Inovação e Sustentabilidade 50 equipes de ALI. O jogo desenvolvido pela Universidade Corporativa do Sebrae (UCS) é formado por atividades interativas, que envolve, entre outras ações, estudos de casos, questionários sobre as soluções do Sebrae, criação de ações de marketing. Os agentes são estimulados a pensar em diferentes formas de trabalhar os temas inovação e sustentabilidade em seus atendimentos.
Suar camisa
Em uma das dinâmicas, as equipes vão ter que literalmente suar a camisa. Isso porque foram instaladas bicicletas ergométricas em salas reservadas do evento, onde os agentes terão que pedalar por 40 minutos. O tempo será alternado entre os integrantes do grupo. As pedaladas dadas serão