Sustentabilidade
Atualmente a sustentabilidade tem sido um dos assuntos mais tratados e enfatizados, pois através de sua aplicabilidade contribui-se para o bem estar da sociedade, reduz os impactos no meio ambiente e gera retornos financeiros para as instituições.
Com o seu surgimento nos anos 70, a sustentabilidade busca conciliar a questão ambiental com a econômica, incorporando ações contínuas no cotidiano das pessoas e das instituições.
Constata-se que as empresas, por vários motivos, desde interesse de mercado até a sobrevivência do planeta, estão cada vez mais adotando a sustentabilidade em suas ações.
A L&Construção , é uma empresa de construção civil que ainda não possui o termo “sustentabilidade” como um de seus pilares. Através deste trabalho, objetivamos que a sustentabilidade esteja inserida em seus negócios e serão apresentados propostas para que a mesma além de obter resultados econômicos, contribua com seus colaboradores, com a sociedade e reduza os impactos no meio ambiente.
1º PASSO
A construção civil, mesmo que não seja tão perceptível em um primeiro momento, é uma atividade extremamente poluente e com um produto final que consome muitos recursos naturais. E isto ainda é agravado pelo fato de que novas tecnologias que poderiam atenuar o impacto ao meio ambiente, encontram grandes resistências. Os principais impactos do setor ao meio ambiente são: • A operação dos edifícios consome mais de 40% de toda energia produzida no mundo; • Consome 50% da energia elétrica e 20% do total de energia produzida no Brasil;
• A construção civil gera de 35% a 40% de todo resíduo produzido na atividade humana; • Na construção e reforma dos edifícios se produzem anualmente próximo de 400 kg de entulho por habitante, volume quase igual ao do lixo urbano;
• A produção de cimento gera 8% a 9% de todo o CO2 emitido no Brasil, sendo
6% somente na descarbonatação do calcáreo;
• Assim como o cimento, a maioria dos insumos usados