Sustentabilidade
400 a.C. A idéia de que a matéria é constituída por átomos foiconcebida pela primeira vez há cerca de 2.400 anospelos filósofos gregos Demócrito e Leucipo.Demócrito dizia que, se quebrarmos uma amostrade matéria em pedaços cada vez menores,chegaremos a um ponto em que não será maispossível dividi-la.Chegaremos ao átomo, ou seja, à partículaindivisível. 350 a.C.
Ainda na Grécia antiga surgiu algum tempo depoisa teoria dos quatro elementos, que foi apoiada porAristóteles. Graças a isso, o atomismo deDemócrito e Leucipo perdeu força e permaneceuem descrédito durante muitos séculos.Aristóteles divagando em seus pensamentos tentaintegrar os quatro elementos: "Da terra passamos à água pelo frio.Da água passamos ao ar pela via úmida.Do ar passamos ao fogo pelo calor.Do fogo passamos à terra pela via seca." Século XIX
No século XIX, o inglês John Dalton revolucionou aQuímica estabelecendo os conceitos modernos paraátomo e elemento.Constatou que a matéria é constituída porpartículas muito pequenas e indivisíveis: osátomos.Átomos do mesmo tipo têm propriedades e massaidênticas e a junção de átomos do mesmo tipoforma um elemento químico. As combinações de átomos formam as substâncias e, nessas combinações químicas, os átomos nãosão destruídos nem modificados, o que se altera são as ligações entre eles.
A EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS -2-Ainda no século XIX, os cientistas começaram a conhecermelhor a eletricidade e foram descobertas as cargaselétricas positiva e negativa.O cientista Joseph Thomson propôs uma teoria atômicapara explicar os fenômenos elétricos.Ele dizia que os átomos eram formados por uma massa decarga positiva e que dentro dessa massa ficavam alojadascargas elétricas negativas. Esse modelo ficou conhecidocomo modelo do pudim de ameixas.
Século XX
Em 1911, Ernest Rutherford realizou uma experiência que levou a um novo modelo do átomo. Elebombardeou uma fina lâmina com partículas radioativas