Sustentabilidade
Uma das maiores dificuldades encontradas pelos lojistas na hora de compor uma vitrina é a criatividade.
Mas essa tal criatividade pode ser sim adquirida, mas isso requer tempo e alguns cursos que facilitam o destravamento deste lado do cérebro que está somente precisando ser exercitado.
Mas esta é uma outra conversa; o que podemos, no caso de vitrina, é usar algumas dicas que ajudam, mas de qualquer forma na dúvida é sempre melhor consultar um vitrinista.
O melhor antes de montar sua vitrina é escolher um tema. Como assim? Existem várias fontes de tema para montagem de sua vitrina, alguns se encontram nas datas promocionais, efemérides e sazonais (falarei destas datas em outro momento). Mas a todo momento o universo lhe oferece uma fonte inesgotável de inspiração, desde olharmos para a natureza ao nosso redor, vermos uma foto na revista ou mesmo observando a estampa de um belo tecido.
O tema pode ser usado amplamente no contexto da vitrina, pegar flores e fazer um verdadeiro jardim na vitrina, ou simplesmente ser fonte primária de um conceito a ser trabalhado, pegar uma determinada flor e usá-la de forma estilizada num único ponto, ou mesmo, usar somente a cor da flor como ponto de partida.
Teremos muito o que falar sobre tema, neste artigo abordaremos apenas alguns detalhes. O mais importante é estarmos abertos para tirarmos de um simples detalhe uma referência para iniciarmos um trabalho, por exemplo: Vamos usar um simples objeto para servir de tema para a vitrina. Quem não tem com facilidade garrafas brancas (pode ser pet ou mesmo de vidro)? Imagine enchermos várias garrafas de água colorida, e colocarmos distribuídas pela vitrina. Ou melhor, talvez trabalharmos com sobreposição de cores: se a roupa é azul a água é azul mais clara. Ou quem sabe ainda todas as garrafas azuis e as roupas em outra cor, por exemplo branca.
Tenho certeza que neste momento todos vocês estão pensando em outras alternativas