Sustentabilidade
1. INTRODUÇÃO 3
2. CONSUMO DA ÁGUA 4
2.1 - Reutilização 4
3. TELHADOS VERDES 5
4. ENERGIA SOLAR 6
5. RESÍDUOS SÓLIDOS 7
6. ANEXO 8
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
1. INTRODUÇÃO
O conceito de sustentabilidade envolve a exploração correta dos recursos naturais, ou seja, utilizá-los para suprir as necessidades da geração atual, sem prejudicar a disposição dos mesmos para as gerações futuras. Essa prática pode ser alcançada com o desenvolvimento sustentável, que se trata do crescimento econômico sem levar em consideração apenas os lucros, analisando os riscos causados à natureza.
Tratar de sustentabilidade na construção civil se tornou algo indispensável, pois a mesma traz forte impacto na sustentabilidade global, seja pelo consumo de materiais não renováveis, pela emissão de resíduos ou o descarte inapropriado destes. Concomitante ao elevado crescimento desse ramo no país, surgiram novas formas objetivando preservar ao máximo o meio ambiente.
Pensando na regra dos três R(s) - reduzir, reciclar e reutilizar - pode-se pensar em diversas formas de se conseguir esse objetivo. Para isso, houve a aprovação de leis, o desenvolvimento de novas tecnologias, a melhoria na utilização de materiais e a reciclagem de resíduos.
As chamadas construções sustentáveis são aquelas em que se utilizam de práticas que garantem o maior aproveitamento dos recursos disponíveis com o menor desperdício destes. Isto é, conservar e reutilizar