Sustentabilidade
Há uma grande diferença entre essas duas fases, diferenças essas que fizeram e ainda fazem diferença no mundo de hoje.
O fordismo é classificado como a sociedade do trabalho, sua principal caracteristica é mão-de-obra (barata) é a massificação das informações, das pessoas, das massas. o Toyotismo é a fragmentação da matéria sintética, onde os robôs tomam a frente nas linhas de produção, todas computadorizadas, chamamos essa então de sociedade do consumo.
Daí surge a transição de elementos, da matéria-prima para o material sintético. Diante disso o impacto ambiental é visível pois os materiais sintéticos não se degradarem naturalmente.
Na década de setenta, o movimento feminino surge, mudando assim alguns aspectos na sociedade como as leis trabalhistas, o espaço da mulher na sociedade e a mudança de pensamento.
O trabalho a partir dai torna-se elemento principal e o mais discutido, nesses dois paradigmas. Naquela época a supervalorização da renda e do trabalho, transformaram nossa sociedade no que ela é hoje.
Vejamos agora algumas caracteristicas do trabalho e consumo:
No trabalho temos a consciência de classe, os laços sociais são visiveis e há uma constante preocupação com a ética e a moral.
No consumo não há vinculos, sendo todos eles frágeis, o emprego é uma ocupação momentânea na qual não há grande valor, o código de conduta é apenas o da etiqueta social.
Fordismo é um modelo de Produção em massa que revolucionou a indústria automobilística na primeira metade, enquanto o Toyotismo é um modo de organização da produção capitalista originário.
Enquanto o fordismo buscava produzir em larga escala, mantendo um padrão unico, com pouca precupação em realçao a não conformidades e erros o Toyotismo engloba rogorosos padroes de qualidade ao meto de produção. ao meu ver o segundo é uma evolução do primeiro.
O sistema do Toyotismo pode ser teoricamente caracterizado por seis aspectos:
1. Mecanização flexível, uma