sustentabilidade
(Capítulos I,II e III)
O QUE É MITO:
Mito são narrativas utilizadas pelos povos gregos antigos para explicar fatos da realidade e fenômenos da natureza, as origens do mundo e do homem, que não eram compreendidos por eles. Os mitos se utilizam de muita simbologia, personagens sobrenaturais, deuses e heróis. Todos estes componentes são misturados a fatos reais, características humanas e pessoas que realmente existiram.Os mitos têm caráter simbólico ou explicativo, são relacionados com alguma data ou uma religião, procuram explicar a origem do homem por meio de personagens sobrenaturais, explicando a realidade através de suas historias sagradas. Um mito não é um conto de fadas ou uma lenda.
SENSO COMUM
O senso comum é visto como a compreensão de todas as coisas por meio do saber social, ou seja, é o saber que se adquire através de experiências vividas ou ouvidas do cotidiano. Engloba costumes, hábitos, tradições, normas, éticas e tudo aquilo que se necessita para viver bem.
No senso comum não é necessário que haja um parecer científico para que se comprove o que é dito, é um saber informal que se origina de opiniões de um determinado indivíduo ou grupo que é avaliado conforme o efeito que produz nas pessoas. É um saber imediato, subjetivo, heterogêneo e acrítico, pois se conforma com o que é dito para se realizar, utiliza várias ideias e não busca conhecimento científico para ser comprovado.
CIÊNCIA
A ciência nada mais é do que o sistema de conhecimentos ou o conhecimento que compreende verdades gerais ou ainda a operação de leis gerais principalmente obtidas e testadas por meio do método científico. Vale citar que a palavra ciência possui diversos sentidos, que compreende o saber, ou seja, o conhecimento de algumas coisas que conduzem a vida ou os negócios, o conjunto dos saberes obtidos por meio da prática ou do estudo, e a hierarquização, organização ou a síntese dos conhecimentos por meio dos modelos e princípios