Sustentabilidade
Josy Rodrigues De Sousa
Profº César A. S. Castro
RESUMO
Nos últimos tempos tem se notado que cada vez mais empresas brasileiras e ao redor do mundo vêm implementando estratégias de desenvolvimento sustentável. Portanto este artigo tem como objetivo, relataro que motivou uma empresa como a Faber-Castell implementar práticas direcionadas à sustentabilidade, assim como foram seus processos de desenvolvimento para o plano de manejo florestal, abordagens, conceitos e comprometimento dos colaboradores.
Palavras chaves: Sustentabilidade, Plano de Manejo Florestal.
Química – Ceimic Análises Ambientais
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Pós-Graduação em Sistema de Gestão Integrada
Centro Universitário Senac
1. INTRODUÇÃO
A Faber-Castell é um dos grupos industriais mais antigos do mundo, fundada em 1761 por kaspar Faber em Stein na Alemanha. A ascensão da empresa a nível internacional deu-se em 1839 com a entrada de Lothan Von Faber, bisneto de Kaspar Faber. Lothan Faber modernizou a fábrica e garantiu a aquisição de matérias-primas do mais alto nível, focando na apresentação de alta qualidade e exclusiva de seus produtos e imprimiu “A.W. Faber”, o que marcou a criação do primeiro instrumento para escrita de marca registrada. A Companhia sempre foi comandada pela família, estando atualmente na oitava geração. A empresa é considerada uma das maiores mundialmente nesse ramo, pois possui uma produção de aproximadamente 2 bilhões ao ano e emprega mais de 7 mil colaboradores mundialmente. No Brasil foi fundada em 1930 e mantém atividades industriais em 3 cidades: São Carlos (SP), Prata (MG) e Manaus (AM). Atualmente a fábrica brasileira localizada em São Carlos (SP), é a maior produtora mundial de lápis de cor, com aproximadamente 1,5 bilhão ao ano.
Atualmente a empresa conta com uma grande reputação, por ter produtos de alta qualidade e possuir grande responsabilidade