Sustentabilidade
1. Introdução
Em todos os jornais, revistas, programas de televisão são abordados diariamente questões sobre o meio ambiente, inclusão social e racial, infra-estrutura, tecnologia, etc. Essas abordagens são necessárias, pois todos esses fatores contribuem para o crescimento sustentável e para a melhoria do bem-estar da população.
Esse é um momento favorável para abordar essas questões, que juntas nos levam à Sustentabilidade Ambiental, vivendo em harmonia com a sociedade e com o meio ambiental. O mundo está chegando num ponto cada vez mais crítico, o aumento do consumo e exploração incontroláveis de produtos e recursos naturais e minerais do planeta só agravam a vida na terra, deixando em dúvida o futuro.
Para reverter essas situações, precisamos pensar na sustentabilidade ambiental, envolvendo todos os setores a sociedade: econômica, política, educação, saúde, etc.
E se for exercida a Sustentabilidade Ambiental, proporcionara qualidade de vida, atendendo às necessidades do presente sem comprometer a capacidade de gerações futuras. Para resolver esse problema, toda sociedade precisa educar suas ações, estabelecer limites de consumo, e isso envolve não só os consumidores, mas também as empresas que devem desenvolver produtos ecologicamente corretas e com materiais que não agridem o meio ambiente. Automaticamente, esse fato influencia a economia, algumas empresas perderão muito dinheiro em nome da conservação ambiental. Porém todos pagarão um preço pelo futuro do nosso planeta. O desenvolvimento sustentável não deve ser apenas econômico, é necessário planejar ações e programas (governamentais ou não) que levem em conta a sustentabilidade econômica, ambiental e social.
2. Descrição
Sustentabilidade significa usufruir de recursos naturais e matérias com responsabilidade social, desenvolver produtos e fontes de energia renováveis (como o biodiesel). No caminho para a sustentabilidade, é importante observar e mudar atitudes em relação