Sustentabilidade
Elaborada com o objetivo de estabelecer diretrizes para nortear as ações das empresas Eletrobras nas questões ligadas ao desenvolvimento sustentável, a Política de Sustentabilidade contém itens relacionados à responsabilidade social, ao meio ambiente e à solidez econômico-financeira, além de itens de governança corporativa.
Esta Política representa um compromisso das empresas Eletrobras com a sustentabilidade, conceito que vem se tornando essencial para as empresas ao equilibrar as oportunidades de negócios, as necessidades atuais da sociedade e o bem-estar das gerações futuras.
Além das diretrizes, a Política aponta as responsabilidades das diretorias das empresas, do Comitê de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras e das unidades organizacionais. O documento, elaborado por representantes de todas as empresas Eletrobras, foi aprovado em setembro de 2010.
Meio ambiente:
A implantação de empreendimentos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica apresenta grande complexidade de inter-relações. A Eletrobras tem claro entendimento disso e, além do cumprimento da legislação ambiental e social do país, atuam continuadamente em busca do melhor desempenho socioambiental, desde o apoio ao desenvolvimento técnico-científico à ampliação de mecanismos de comunicação e capacidade de negociação. Desde a década de 80, a preocupação com os impactos socioambientais dos empreendimentos setoriais levou a Eletrobras a coordenar esforços, em conjunto com as empresas do setor, que garantissem o adequado tratamento dessas questões. Fruto desse trabalho são as diretrizes de atuação e as políticas ambientais, aplicadas em consonância com o desenvolvimento técnico-científico e as demandas políticas e sociais do país. Ao longo desse período, o grupo técnico de meio ambiente da Eletrobras deu toda a ênfase à efetiva incorporação do componente ambiental como variável de projeto e como subsídio às definições dos processos decisórios mais