sustentabilidade
As transformações econômicas e sociais do século XIX
Em meados do século XIX muitas transformações ocorreram na economia e na sociedade do Império brasileiro. Foi um extenso período de evolução para o país, que começa a se transformar lentamente numa nação moderna.
A crise econômica:
Quando o Brasil se tornou independente de Portugal, não tinha condições de ser um país industrializado, dependia apenas das exportações, e do setor agrícola.
O país começou a enfrentar uma grave crise econômica, os produtos agrícolas tiveram seus preços reduzidos, e consequentemente foram reduzidas as exportações.
O açúcar estava sofrendo algumas limitações, até mesmo o algodão estava tendo suas exportações reduzidas para a Inglaterra.
A crise financeira:
Durante muito tempo a crise financeira permaneceu no Brasil, até praticamente 1850. Foram dois fatores que resultaram esta crise: o impedimento das exportações agrícolas e o fortalecimento da dependência financeira relacionada à Inglaterra.
As transformações econômicas, a expansão da lavoura cafeeira
No século XVIII, Haiti, colônia da França, era o principal produtor de cafeeiro. O plantio do café chega ao Brasil neste mesmo século, em alguns lugares do país o café era cultivado ao lado das plantações de algodão ou cana-de-açúcar. O café conquistou muita gente por onde era levado, foi do Rio de Janeiro ao vale do Paraíba.
A transição para o trabalho assalariado
Em meados do século XIX, com o esgotamento da oferta interna de escravos e com a grande necessidade de braços nos cafezais, surgiu a possibilidade de expandir o trabalho assalariado.
2-Importancia do manifesto republicano e da função do P.R.P
A publicação do Manifesto Republicano em 1870 representou o marco simbólico do início da campanha contra a monarquia no país. Esse documento reuniu