Sustentabilidade
Sustentabilidade
Mariano Gordinho, Presidente da ABRADISTI, faz uma reflexão sobre a Sustentabilidade Empresarial, que passou a ser um vetor determinante no sucesso das empresas O termo "sustentável" vem do latim sustentare, que significa sustentar, defender, favorecer, apoiar, conservar e cuidar. Diante disso, podemos entender que Sustentabilidade é a capacidade de sustentar ou suportar uma ou mais condições de um processo de forma a permitir sua permanência, em certo nível, por prazo determinado.
Mais recentemente o conceito tornou-se um princípio, segundo o qual o uso de recursos visando satisfazer certas necessidades presentes, não pode comprometer a satisfação das necessidades de gerações futuras. Via de regra, para que um empreendimento seja considerado sustentável ele precisa ser ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito.
O conceito de sustentabilidade começou a ser delineado na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente realizada em Estocolmo, em 1972 - a primeira conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente e a primeira grande reunião internacional para discutir as atividades humanas em relação ao meio ambiente.
A Conferência de Estocolmo lançou as bases das ações ambientais em nível internacional, chamando a atenção especialmente para questões relacionadas com a degradação ambiental e a poluição.
A Declaração de Estocolmo, que se traduziu em um Plano de Ação, definiu princípios de preservação e melhoria do ambiente natural, destacando a necessidade de apoio financeiro e assistência técnica a comunidades e países mais pobres.
Embora a expressão "desenvolvimento sustentável" ainda não fosse usada, a declaração, no seu item 6, já abordava a necessidade imperativa de "defender e melhorar o ambiente humano para as atuais e futuras gerações".
O conceito de sustentabilidade está intimamente relacionado com o da responsabilidade social