Sustentabilidade
OBJETIVOS DA APREDIZAGEM
Ao final deste capítulo, o estudante terá condições de:
• Compreender o conceito e a evolução histórica das definições de sustentabilidade;
• Perceber a urgência da busca pelo equilíbrio entre o meio ambiente, a economia e a sociedade;
• Entender como a sustentabilidade pode ser incorporada nas mais diversas instâncias da sociedade.
2.1 CONCEITOS DE SUSTENTABILIDADE
O conceito de sustentabilidade explora as relações entre desenvolvimento econômico, qualidade ambiental e equidade social. É definida como característica de um processo ou sistema que permite que ele exista por certo tempo ou por tempo indeterminado. Ele começou a ser delineado em 1972, quando a Organização das Nações Unidas, ONU, promoveu a Conferencia das Nações Unidas Sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo (Suécia).
Uma sociedade sustentável é aquela que não coloca em risco os recursos naturais, água, solo, vida vegetal e ar do qual depende.
A Conferência contou com a participação de 113 países, 250 organizações não governamentais e organismos da ONU e teve dois resultados formais:
• Uma Declaração de Princípios de Comportamento e Responsabilidade que deveria servi de orientação para as decisões relativas às questões ambientais.
• Um Plano de Ação que convoca os países, os organismos das Nações Unidas e a comunidade internacional a cooperarem na busca de soluções para os problemas ambientais.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: CONCEITO EM ASCENSÃO
Desde este marco inicial, esboçado anteriormente, o conceito de sustentabilidade começou a se popularizar, ganhando novos sentidos.
No inicio da década de 1980, a ONU retomou o debate das questões ambientais por meio da criação, em 1983, da Comissão Mundial de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Comissão Brundtland), presidida por Gro Harlem Brundtland.
Em 1987, a Comissão brundtland publicou o relatório OUR Common Future (Nosso Futuro Comum), que reforçava a critica ao