Sustentabilidade
INTRODUÇÃO
O objetivo desse trabalho é descrever as práticas de sustentabilidade adotadas pela empresa Santander, em sua sede administrativa, localizada na esquina da Avenida Juscelino Kubitschek com a Marginal Pinheiros, em São Paulo.
DESENVOLVIMENTO
A Torre Santander, sede administrativa do banco em questão, é considerada uma construção ecoeficiente; que desenvolve e aplica conceitos de construção sustentável com o objetivo de diminuir os impactos ambientais e incentivar seus funcionários a adotarem boas práticas em favor do meio ambiente. Alguns dados sobre a empresa:
Área construída: 130.620,25 m2 (28 andares, térreo, 2 mezaninos e 6 subsolos);
Vagas de estacionamento: 2586 (sendo parte destinada ao programa “Carona Amiga”);
Funcionários: 5200 funcionários (capacidade estimada para 6500);
As preocupações com a sustentabilidade estão presentes em todos os ambientes do edifício.
Dentre as práticas sustentáveis adotadas estão:
- sistema de captação de água da chuva que abastece o sistema de ar condicionado e é utilizada para a irrigação dos canteiros. O sistema de descarga à vácuo dos banheiros permite uma economia de 70% no consumo de água comparado ao sistema de descarga comum;
- sistema automático de acionamento das luzes, que economiza energia quando o fluxo de funcionários é menor. As lâmpadas fluorescentes dos elevadores foram substituídas por lâmpadas de LED, reduzindo o consumo energético em 70%. Ainda em relação à economia de energia, o edifício apresenta vidros refletivos, capazes de reter 80% do calor externo, diminuindo a necessidade de uso do ar condicionado. O consumo de energia elétrica foi diminuído em 10%, o que representa mensalmente 200 mil kWh ou R$ 60 mil reais.
- sistema de impressoras é gerenciado por uma empresa fornecedora que controla e aperfeiçoa o serviço. As impressões só são autorizadas através da identificação do funcionário, o que evita cópias