Sustentabilidade
Os investimentos em gestão ambiental são direcionados por fatores competitivos, mas existem fatores diversos que determinam a realização de investimento em gestão ambiental por parte de empresas, dependendo de sua realidade. Assim, o empresário e o investidor, que antes viam a gestão ambiental como um fator de aumento de custos do processo produtivo, se deparam com vantagens competitivas e oportunidades econômicas de uma gestão responsável dos recursos naturais.
A responsabilidade empresarial em relação ao meio ambiente transformou-se em atitudes voluntárias, superando as próprias expectativas da sociedade. Compreender essa mudança é muito importante para a competitividade, pois o mercado está, a cada dia, mais aberto e competitivo, fazendo com que as empresas tenham que se preocupar com o controle dos impactos ambientais, que diz respeito às suas relações com a natureza, deve ser encarado como uma oportunidade para que as mesmas passem a implementar práticas sustentáveis de gerenciamento, não apenas como uma postura reativa a exigências legais ou pressões de grupos ambientalistas, mas sim com a intenção de obter vantagens competitivas. Os Sistemas de Gestão Ambiental vêm se tornando um grande aliado das organizações que buscam manter seus processos, aspectos e impacto ambiental sob controle.
2- A Água no Brasil
A má distribuição dos abastecimentos hídricos já é elevada o que reflete no país de forma negativa, no Brasil, por exemplo, que tem a maior porcentagem de mananciais de água doce, estando localizado na América do Sul e ainda possui em seu território o rio Amazonas que é