SUSTENTABILIDADE E GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES
Resumo: O presente artigo apresenta o conceito de sustentabilidade e organizações sustentáveis a partir de pesquisas bibliográficas. Neste trabalho são discutidos os motivos pelos quais uma organização busca o modelo de gestão que prime pela sustentabilidade, buscando propor uma conscientização ambiental com as praticas de eco-eficiência e responsabilidade social. O tema é muito discutido, mas não é muito claro para os indivíduos, o que dificulta as práticas a favor da sustentabilidade. Existem muitos estudos sobre organizações sustentáveis que são importantes para ajudar na conscientização e são importantes para ajudar nessas práticas.
Palavras – Chave: Sustentabilidade, Eco-eficiência, Gestão, Organizações
Introdução
Nunca se ouviu falar tanto nessa palavra quanto nos dias atuais: Sustentabilidade. Mas afinal o que é isso? O conceito surgiu devido à má utilização de recursos naturais advindo do avanço dos meios tecnológicos junto ao crescimento econômico industrial da economia mundial, que trazem consequências drásticas para toda sociedade, que vem sofrendo com catástrofes naturais que afetam varias dimensões, fazendo com que a economia se desestabilize levando a um desequilíbrio socioambiental.
A sustentabilidade é caracterizada por ser resultante de um conjunto de ações que visam manter as condições energéticas, físico-químicas que sustentam todos os seres, visando a sua conservação para atender as necessidades de gerações presentes e futuras, para que os recursos naturais sejam mantidos e enriquecidos em sua capacidade de regeneração, reprodução e coevolução., e por consequência está direcionada ao desenvolvimento econômico e material, desenvolvendo uma gestão sustentável nas empresas, para diminuir os desperdícios de matéria prima e desenvolver produtos com baixo custo de energia. (TEODÓSIO.2006)
Uma das principais preocupações do ser humano no século XXI é oferecer condições de sobrevivência