recuperação de mangue
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAUDE
DEPARTAMENTO DE OCEANOGRAFIA E LIMNOLOGIA
CURSO DE OCEANOGRAFIA - BACHAREL
TÍTULO: PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO DE MANGUEZAIS DEGRADADOS NO MUNICIPIO DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR: PERCEPÇÃO AMBIENTAL E UTILIZAÇÃO DE MUDAS DE Rhizophora mangle L. POR FILHOS DE PESCADORES NA COMUNIDADE DE SÃO RAIMUNDO.
________________________________
São Luís
2012
INTRODUÇÃO
O manguezal é um ecossistema costeiro, de transição entre os ambientes terrestres e marinhos, característicos de regiões tropicais e subtropicais, sujeito ao regime de marés. É constituído de espécies vegetais lenhosas típicas, além de micro e macroalgas, e apresenta condições propícias para alimentação, proteção e reprodução de muitas espécies animais (Schaeffer-Novelli, 1995).
Esse ecossistema representa um ambiente muito especial para o litoral de muitos países intertropicais, onde o emaranhado de raízes de mangue cria um local bastante atrativo para muitas espécies vegetais e animais habitarem. Segundo Sant’Anna e Whately (1981), os manguezais apresentam grande produtividade biológica e alto teor de matéria orgânica e são considerados muito importantes do ponto de vista ecológico por sua contribuição na cadeia alimentar costeira.
A maioria das pessoas que vivem dos manguezais não sabe a extrema importância que este ecossistema apresenta. os manguezais são berçários e habitat de muitas espécies de seres marinhos e terrestres.
Portanto a preservação e conscientização deste ecossistema é mais que importante, é essencial para mais que metade da população que dali tira seu sustento ou seja 95% das comunidades litorâneas entre outras. O principal uso dos manguezais é para a pesca e aproveitamento de seus produtos. A produtividade dos manguezais, ou taxa de produção, é elevada, especialmente nas latitudes mais baixas, onde a temperatura é alta durante todo o ano, e nas