Projeto de Recuperação de Área Degradada na Universidade Federal do Espírito Santo
INTRODUÇÃO:
O projeto de recuperação envolve alunos do curso de Ciências Biológicas, do campus de Goiabeiras. Ideia realizada através da disciplina: Recuperação de Áreas Degradadas (RAD), ofertada como optativa pela professora Luciana Dias Thomaz. A área sujeita é uma área abandonada, de aterro, com pouca possibilidade de restauração nativa devido ao estado do solo, e é recentemente utilizada como depósito de lixo, foi utilizada também para retirada de terra para obras da Universidade. A proposta da disciplina ofertada é que os alunos pensassem em algo possível de se realizar nesse espaço, de forma que recuperasse ou desse ao ambiente uma proposta utilizável e ainda envolver o processo do pensamento de conscientização. Os alunos então, propõem a criação de um parque temático sobre o mangue, para conversas, conscientização, lazer entre outras atividades para receber visitas de escolas da região, além de integrar no seu corpo alunos estagiários voluntários de diversos cursos da universidade.
CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA:
O terreno utilizado para o Projeto de Recuperação de Área Degradada (PRAD) tem área total de (115m/108m) 12.420m² e se encontra na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) em frente ao ginásio da Educação Física, ao lado do NTS. Ao fundo encontra-se a baía de Vitória e no lado esquerdo do terreno encontra-se o bairro Andorinhas. O terreno tem pouca vegetação, o que tem cerca a área e é exótico, como por exemplo: Arulira e Leucena é uma área de aterro usada para descartes de lixo da universidade, contém também obras e contêineres abandonados além de escavações para uso de terra em obras.
O terreno apresenta ainda, a parcial construação de uma pista de Kart na porção mais a esquerda de todo o terreno, essa área é caracterizada por grande concentração de solo arenoso e bem compactado por ser aterro o que dificulta a plantação de vegetação.