Sustentabilidade um termo relativamente recente
Sustentabilidade um termo relativamente recente, mas cada vez mais presente nas nossas preocupações. Ao longo da história da evolução humana no planeta, dependemos dos recursos naturais que o ambiente nos oferece, conforme se deu nossa evolução precisamos cada vez mais destes recursos. Nos últimos séculos, e principalmente depois da Revolução Industrial, os avanços científicos e tecnológicos foram muito grandes, e com isso se deu um crescimento enorme na população mundial, em consequência precisamos de muito mais recursos. O problema está na maneira que esses recursos são extraídos e utilizados, e isto este diretamente ligado ao crescimento da economia de cada país. Os países que atualmente estão com maior poder econômico chegaram a este patamar devastando o ambiente a sua volta no passado sem ter preocupação alguma com o futuro.
Ao final do século XX a consciência ambiental foi se ampliando de forma considerável em todo o planeta, visando que não seria possível manter os modelos de crescimento econômico apoiados simplesmente na apropriação dos recursos ambientais, essa ideia se fortalece com os graves e constantes desastres ambientais e a exaustão dos recursos naturais essenciais à sobrevivência das futuras gerações. Junto a esse movimento ambiental, um grupo de arquitetos preocupados com a temática que desenvolvem projetos harmônicos com o meio ambiente, fazendo surgir um conceito importante e inovador, a Arquitetura Sustentável.
Todo esse contexto gerou uma discussão mundial através de fóruns e conferências, onde foram estabelecidos os conceitos de sustentabilidade que temos hoje.
Com o desenfreado crescimento das cidades, a construção civil se tornou um dos setores que mais consome os recursos naturais, e torno de 20% e ainda gera poluição e resíduos. A arquitetura verde tenta amenizar esse impacto, com uma série de estratégias como melhor utilização do solo, um bom projeto arquitetônico, reduzir os impactos da construção, consumo de