Sustentabilidade Ambiental 1
1 – Introdução
O conceito de Desenvolvimento Sustentável é questionado, dentre outros argumentos, em função da dificuldade em se determinar a sustentabilidade de um sistema. Determinar a sustentabilidade de qualquer atividade é tarefa complexa, já que somente o tempo poderá trazer uma visão mais realista de suas conseqüências.
A alta flexibilidade de adaptação a diferentes processos de produção e a variedade de fontes de renda tornaram a agricultura familiar elemento fundamental da modernização agrícola e, particularmente, de certas cadeias agroindustriais. A discussão sobre a importância e o papel da agricultura familiar vem ganhando força impulsionada através de debates embasados no desenvolvimento sustentável e também na geração de emprego e renda e na segurança alimentar. Também é premente, a necessidade de resgatar a dívida social com a agricultora familiar em decorrência da agricultura moderna. Sabendo-se ainda que a produção agrícola é sempre, em maior ou menor grau, assegurada pela exploração familiar e que o produtor familiar não possui único padrão cultural, social e econômico, mas difere entre si intensamente, faz-se necessário estudá-lo em suas várias formas.
2 – Justificativa Vivemos uma crise ambiental de escala global, onde a exploração inadequada dos recursos naturais demandado por hábitos predatórios de consumo está comprometendo a existência da espécie humana. Trata-se de uma crise profunda e complexa, uma crise civilizatória, na qual a degradação ambiental é conseqüência da degradação de valores éticos, culturais, políticos que afligem e permeiam as sociedades.
3 – Objetivos
3.1 – Objetivo geral O objetivo do presente trabalho é descrever a política de Gestão Ambiental e de Responsabilidade Social e o que pode se proporcionar uma maior conscientização da sociedade e alunos sob esses aspectos.
3.2 – Objetivo Específico Aplicar uma estratégia cognitiva de sensibilização que resgate a ligação do