Sustentabilidade - Osklen
Descrição:
Marca brasileira de moda masculina e feminina.
Tipo de organização:
Empresa
Segmento:
Industria
Site: www.osklen.com Proprietário:
Oskar Metsavaht
Ano de criação:
1989
Visão Geral
A Osklen foi criada em 1989 por Oskar Metsavaht. A primeira loja foi inaugurada em Armação de Búzios no Rio de Janeiro. Hoje, a marca passou a ser reconhecida pelo seu estilo inovador, o alto padrão de qualidade e por divulgar novos conceitos de esporte de ação, aventura e preocupação ambiental. A marca tem uma forte ligação com sustentabilidade e é fundadora do Instituto-e.
Sustentabilidade.
O fundador e diretor de criação da Osklen, Oskar Metsavath, encontrou através da marca uma maneira para levar aos jovens alguns conceitos antes desconhecidos. Com a criação do movimento e-brigade e, posteriormente, do Instituto-e, divulga a importância da responsabilidade com o meio ambiente e com a comunidade.
“O Instituto é baseado em cinco pilares: origem da matéria-prima, impacto do processo produtivo, relações trabalhistas e/ou com a comunidade, design e atributos comerciais. No entanto, o design é o nosso diferencial. É assim que pretendemos fazer do Brasil o país do desenvolvimento sustentável”, explicou Nina Braga, diretora do Instituto-e.
O Instituto foi lançado oficialmente por Oskar em janeiro de 2007, no São Paulo Fashion Week, e contou com a colaboração de nomes como Herchcovitch e Fause Haten para provar que era possível unir moda, beleza e sustentabilidade. Na ocasião, o desfile apresentou peças feitas a partir de materiais como seda orgânica e couro de peixe. Isso foi possível graças ao e-fabrics, projeto que mapeou as matérias-primas que poderiam ser oferecidas à indústria da moda.
Coube a Osklen usar o seu conhecimento em design para criar produtos sustentáveis que se tornassem objetos de desejo. “O Instituto não pretende se limitar a Osklen. Trabalhamos identificando possíveis sinergias entre parceiros”, diz Nina.
No São Paulo