Ecomarketing - osklen
719 palavras
3 páginas
Moda e SustentabilidadeA importância do conceito de sustentabilidade e responsabilidade social vêm crescendo significativamente na gestão das marcas, que incorporam em suas ações estratégias voltadas para a problemática ambiental. Tais ações proporcionam uma vantagem competitiva no posicionamento da marca no mercado. Esta crescente preocupação está sendo incorporada em todos os processos que envolvem o produto, desde sua criação, design e por toda a comunicação, que traz em sua essência um processo de aprendizado, a fim de incentivar a mudança de hábito dos consumidores, conscientizando-os em seus hábitos e necessidades, para que estes possam ser menos agressivos ao meio ambiente.
Para acompanhar essa evolução da conscientização da problemática ambiental, a marca brasileira Osklen, criada oficialmente em 1989 pelo Oskar Metsavaht, incorpora em suas ações o conceito de luxo sustentável. Seus produtos considerados premium, são a junção da natureza brasileira e da metrópole. Sua marca é considerada ecologicamente correta, pois em todos os seus processos, desde a extração do algodão até o a tecnologia que traz o produto final, são estrategicamente utilizados para uma produção sustentável.
Periodicamente a Osklen participa de projetos ligados a questões de responsabilidade social e ambiental. Sua participação é efetivamente uma das estratégias de construção e posicionamento da marca, que atende um público exigente, com grau de conhecimento superior a média nacional, de classe A e que também estão preocupados com a sustentabilidade e acompanham e valorizam a participação da marca em causas sociais e ambientais.
Em 2009 a Osklen se tornou a primeira rede de varejo do país a neutralizar sua emissões de gases causadoras do efeito estufa ( GEE ), recebendo o título Carbono Neutro pela sua pioneira iniciativa no segmento varejista. Sua participação efetiva, consistiu na compra de créditos de carbono da Cerâmica Irmãos Fredi, em Presidente Epitácio (SP), que