fundamentos das ciências sociais aula 01
Semana Aula: 1
TEMA
Os conceitos sócioantropológicos de indivíduo e sociedade
Questão discursiva:
Leia o caso concreto abaixo descrito e responda as questões apresentadas.
O menino selvagem de Aveyron
Em setembro de 1799 um menino de cerca de 12 anos de idade foi encontrado perto da floresta de Aveyron, Sul da França. Estava sozinho, sem roupa, andava de quatro e não falava uma palavra. Aparentemente fora abandonado pelos pais e cresceu sozinho na floresta. O menino, a quem lhe deram o nome de Victor, foi levado para Paris, onde ficou aos cuidados do médico Jean-Marc-Gaspar Itard. Durante 5 anos o Dr.Itard dedicou-se a ensinar Victor a falar, a ler, a se comportar como um ser humano, mas seus esforços foram em vão. Pouco progresso foi conseguido durante esse tempo. Victor nunca falou e aprendeu a ler somente uma palavra (leite).
Considerando a história de Victor, o que podemos concluir sobre o que acontece aos homens quando vivem isolados? Qual seria a importância da sociedade para a formação do indivíduo?
RESPOSTA:
Quando se isola um homem, prejudica a sociabilidade dele, que é o que torna possível a vida em sociedade. O ser humano é um animal social por excelência, sua vida só adquire sentido na relação com outros seres humanos. Somos seres sociáveis, temos que interagir com outras pessoas para evoluirmos.
Esse menino não teve essa oportunidade, mas assim que lhe foi dada, foram obtidos resultados.
A sociedade é importante porque é através dela que o indivíduo desenvolve valores, direitos e deveres.
Questão de múltipla escolha:
As Ciências Sociais se dividem em três ciências específicas: A Sociologia, a Antropologia e a Ciência Política. Cada ciência social específica aborda distintos aspectos da realidade social. Essa realidade social é repartida conforme as diferenças existentes entre os diversos aspectos que a compõem. Esses aspectos constituem aos objetos das três ciências. Assinale a