SUSTENTABILIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR E DOMÉSTICO
Tema: Meio ambiente
Período de realização: Seis meses
Público alvo: Ensino fundamental – 4º e 5º ano
Disciplina: Interdisciplinar
1-INTRODUÇÃO
O conceito de sustentabilidade tem sido muito usado em vários aspectos da vida do ser humano: econômico, social, cultural, e ambiental, porque o planeta necessita urgentemente que as pessoas desenvolvam a consciência de preservar e conservar o meio ambiente, pois os recursos naturais oferecidos por ele estão cada dia mais escasso e podem se acabar.
Nesse sentido a escola é o lugar privilegiado para promover a aprendizagem de atitudes e valores necessários para conviver em uma sociedade que preze por qualidade de vida. A escola tem papel importante na sociedade, assim os Parâmetros Curriculares Nacionais introduziram temas transversais como meio ambiente e nele eixos temáticos como sustentabilidade, para tratar das questões ambientais. PCNs (1997, p.3) “Respeitar e cuidar da comunidade dos seres vivos [...]. Trata-se de um princípio ético que reflete o dever de nos preocuparmos com as outras pessoas e outras formas de vida, agora e no futuro.”
A educação está altamente atrelada às atitudes sociais, sendo que a escola é tida como base para formação de indivíduos conscientes e responsáveis. Portanto, um aprendizado focado na educação sustentável pode gerar cidadãos preocupados com os problemas ambientais e com suas devidas soluções. Mas para isso, é preciso difundir a importância da sustentabilidade na escola e em casa, e como ela interfere na formação dos alunos, seja no ensino infantil ou na universidade.
Para os PCNs (1997, p.25)
No que se refere à área ambiental, há muitas informações, valores e procedimentos aprendidos pelo que se faz e se diz em casa. Esses conhecimentos poderão ser trazidos e debatidos nos trabalhos da escola, para que se estabeleçam as relações entre esses dois universos no reconhecimento dos valores expressos por