Sustentabilidade nas grandes empresas brasileiras
1. INTRODUÇÃO
Recentemente temos visto uma palavra nova rondando nossas vidas, sustentabilidade.
Chamamos de sustentáveis as ações que visam a melhoria ou preservação do meio-ambiente. No caso das empresas é avaliado o impacto que a sua produção têm no meio ambiente e qual a contribuição da empresa para a diminuição deste, seja reduzindo a poluição já na produção ou realizando ações que alguma maneira neutralizem ou compensem esse impacto.
Mas qual a situação das empresas brasileiras em relação a isso? O Brasil já pode ser considerado um país com empresas sustentáveis? O consumidor leva essa informação em conta na hora de decidir a compra? Quem se beneficia com a sustentabilidade?
2. A SUSTENTABILIDADE
2.1 Influencias na decisão de compra
O valor que a população tem dado em relação ao meio ambiente mudou conforme os anos, o que antes ficava parado nas prateleiras dos supermercados por ser ecologicamente correto, e com isso mais caro, hoje é considerado prioridade nas listas de compras. Com o intuito de proteger o meio ambiente os valores do consumismo estão sendo gradativamente substituidos pelo que chamamos de valores bioéticos e a população está passando a dar prioridade a produtos reciclados, em defesa da sobrevivencia e preservação da natureza.
O fenômeno de alteração de valores interfere diretamente as empresas por meio de boicotes dos consumidores e investidores às empresas que poluem o meio ambiente.
Essas mudanças estão se tornando um ato comum do consumo das população, pode-se notar isso na propaganda, antes as “armas” utilizadas eram todas voltadas para o consumismo sem consciência, hoje o poder de decisão de compra está totalmente ligado ao “ecologicamente correto”.
O chamado “consumidor verde’’ evita consumir produtos com impacto ambiental, recusa produtos que utilizem testes em animais, procura certificados e selos verdes, observa se o produto é biodegradável, evita o uso de corantes e alvejantes e aceita pagar