SUSTENTABILIDADE NA MATEMATICA
A natureza tem um equilíbrio dinâmico, sua sustentabilidade é fundamental e esgotável. Tomar consciência dessa realidade é indispensável e urgente. O meio ambiente ecologicamente equilibrado é direito de todos, cabe ao homem o dever de defendêlo e preservá-lo para futuras gerações. Relacionar a matemática ao estudo do meio ambiente proporciona através dos números medir os prejuízos e projetar soluções, torna a aprendizagem em algo construtivo, podendo se constituir um comportamento cotidiano ou uma prática educativa para formar uma consciência ecológica dentro de indicadores reais. Hoje a humanidade vive um de seus maiores desafios ambientais: o Aquecimento Global. Mais do que isso, vive o desafio de lidar com a enorme responsabilidade de fazer parte deste processo, visto que suas atitudes colaboram até hoje para o aumento e a aceleração deste efeito natural.
A matemática desempenha papel fundamental na formação de habilidades intelectuais e estruturação do pensamento, fazendo uso do raciocínio com o apoio de outras áreas, como as artes, ciências, ética, legislação e outros aspectos relacionados ao tema ecologia, como arquitetura, urbanismo e alimentação. Podemos fazer uso da construção do conhecimento da matemática, somando, dividindo, multiplicando, extraindo, para uma nova postura e uma prática ativa, realizando um diagnóstico sobre o meio ambiente e sua correlação com a qualidade de vida digna do cidadão.
Todo o estudo deve levar em conta tornar o indivíduo participativo, criativo, crítico e cúmplice na solução dos problemas relacionados ao meio ambiente e à cidadania. Podemos citar pequenas ações em casa, desde a classificação e quantificação de lixo orgânico e reciclável, diminuir o desperdício de água e energia, buscar novas fontes de alimentação e ser criterioso na escolha de materiais de consumo, procurando sempre o critério do respeito à