SUSTENTABILIDADE NA EMPRESA MAERSK
Sustentabilidade
É um conceito sistêmico que correlaciona e integra de forma organizada os aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade, mantendo-as em equilíbrio ao longo do tempo. (SILVA, p.8)
A Sustentabilidade possui um sistema de indicadores que é um conjunto de indicadores que satisfazem certos princípios. Um sistema de indicadores de desenvolvimento sustentável normalmente considera indicadores ambientais, econômicas e sociais. Os indicadores podem ser descritivos que refletem as condições reais como o estado do meio ambiente ou a pressão sobre o mesmo; ou normativos que medem ou comparam as distâncias entre as condições reais e as de referência. (AMARAL, p. 10)
Sustentabilidade na Maersk
A empresa Maersk tem trabalhado para implementar os princípios formalizados e parcerias que integram a responsabilidade sustentável tanto nos negócios quanto nas operações e se preocupa com os três pilares mais importantes da Sustentabilidade, econômica, social e ambiental.
Na área social, a Maersk criou e implementou a “Maersk Princípios Globais do Trabalho”, um código de normas trabalhistas que se aplica a todos os colaboradores, no mundo inteiro. Também foi criada a “Maersk Direitos Humanos”, que é baseado nos novos princípios orientadores das Nações Unidas sobre Direitos Humanos e negócios e servirá como uma plataforma para o trabalho da empresa nesta área. A empresa também oferece Doações e investimentos sociais retribuindo às comunidades carentes, oferecendo também centros educacionais e de treinamento. Participa também das equipes de emergência Logística (LET) do programa no âmbito do Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas, usando a experiência em logística e equipamentos para ajudar as comunidades quando há desastres.
Na área econômica possui inúmeros efeitos dos projetos nas comunidades e a capacitação de pessoas, a Nigéria é um exemplo pois um estudo recente das operações de Terminais da APM em Apapa