SUSTENTABILIDADE IGUAÇU PAPEL E CELULOSE
CURSO DE LOGÍSTICA
ALESSANDRO FELIX
BRUNA RIBEIRO DE LIMA
CAMILA OLIVEIRA
EDUARDO MARTINS
PAULO RAMOS
VIDRO
SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
ABRIL/ 2015
ALESSANDRO FELIX
BRUNA RIBEIRO DE LIMA
CAMILA OLIVEIRA
EDUARDO MARTINS
PAULO RAMOS
Vidro
Trabalho apresentado à disciplina de Sustentabilidade nas Organizações do Curso de Logística da Faculdade Metropolitana de Curitiba.
Orientador: Prof. Leandro Wiemes
SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
ABRIL/2015
LISTA DE ILUSTRAÇÕE
Figura 1 – LOCALIZAÇÃO DA EMPRESA 04
Y
Figura 2 - EMPRESA 04
SUMÁRIO
1 Introdução 01
2 contextualização sobre a empresa 02
3 PRODUTOS NA INDÚSTRIA DE BASE FLORESTAL 02
4 localização da empresa 03
5 procedimentos ambientais 03
6 normas i s o 9001 e 14001 04
7 principais resíduos e destinação 05 1 INTRODUÇÃO
O Brasil possui cerca de 550 milhões de hectares de florestas. Trata-se da segunda maior área florestal do planeta, ficando atrás apenas da Rússia. Isso faz da indústria de papel e celulose um dos mais expressivos setores da economia do país. A atividade florestal, no entanto, exige um desenvolvimento de forma sustentável e em áreas apropriadas, a fim de preservar o meio ambiente.
Atualmente, a produção nacional do setor é de aproximadamente 6 milhões de toneladas de polpa de eucalyptus grandis, por ano. Isso representa metade da produção mundial desse tipo de fibra. O processo, essencial para as atividades da indústria madeireira, gera resíduos da extração de celulose que contêm agentes poluentes extremamente danosos para rios e mata nativa. O trabalho foi baseado nas informações concedidas pela empresa Iguaçu Celulose, a qual atua no mercado de papel e celulose. Preocupada com as questões ambientais a empresa acaba objetivando a sustentabilidade na fabricação de seus produtos, promovendo uma política de equilíbrio ambiental. Serão apresentadas as