sustentabilidade em tenologia da informação
Faculdade de Sistemas de Informação
Curso de Atividades Práticas Supervisionadas
Sustentabilidade Ambiental na Tecnologia da Informação
São Paulo 2013
Objetivo:
Este trabalho tem como objetivo apresentar a importância da educação voltada para a sustentabilidade, principalmente no que se refere à Tecnologia da Informação. Tendo em vista o grande acúmulo de lixo tecnológico que cresce a mesma medida em que os usuários da web; lixo este que é altamente prejudicial ao meio ambiente, surgindo daí grande preocupação com os danos causados por essa área, o que faz buscar meios para reduzi-los.
É nesse contexto que se apresenta a chamada TI Verde, que consiste na elaboração de produtos tecnológicos que proporcionem menos danos ao meio ambiente, sejam hardwares ou softwares. Assim, é fundamental apropriar as empresas ao uso adequado das tecnologias da informação com consciência sustentável, a fim de torna-las ecológica e socialmente conscientes.
Para tanto, utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica em revistas, artigos e sites relacionados ao assunto.
Introdução:
Nos dias atuais, empresas, governo e sociedade de uma maneira geral, incluíram mais um item em sua lista de preocupações: as questões ambientais; que são um dos mais importantes desafios emergentes. A cada dia notamos o crescimento da necessidade das empresas, de todos os segmentos, de tomarem medidas sustentáveis e ecologicamente corretas, não só pela questão do desempenho profissional, mas por necessidade de se devolver o equilíbrio ao ecossistema do planeta.
Virtuoso (2004) cita em seu trabalho que:
Persiste a falta de compreensão de que nosso planeta funciona como um sistema onde todos os elementos estão entrelaçados, interdependem, influenciam e são influenciados, como também nossa capacidade de continuar criando máquinas transformadoras desse mesmo planeta, consumindo indiscriminadamente