Sustentabilidade economica
De acordo com CAMPOLINA (2005) a curtíssimo prazo, a economia terá que se adaptar aos conceitos da ecologia na busca de alternativas econômicas, não baseadas exclusivamente na obtenção de lucros a qualquer custo, mas no uso ambientalmente correto de todos recursos.
Assim cabe a definição do termo sustentabilidade econômica feita pelo Ministério do Turismo (2006): “Utilizar os recursos disponíveis com eficiência, agregando valor e sendo competitivos num mercado aberto. Desenvolve-se, portanto, quando a apropriação dos recursos é aplicada de maneira ambientalmente responsável, valorizando os recursos naturais, sociais, políticos, paisagísticos e patrimoniais, apesar de não ocorrerem condições de competitividade sem um mínimo de suporte público”.
Soluções urgentes precisam ser encontradas e adotadas para alterar radicalmente a sistemática produtiva atual, por um tipo que não agrida tanto a natureza e seus ecossistemas e nem esgote as fontes naturais supridoras de matérias primas e outros insumos indispensáveis à produção de bens e serviços.
2 - Exemplos de planos econômicos sustentáveis
2.1 - Biodisel
Segundo Ghassan et al., 2003 desde o século passado, os combustíveis derivados do petróleo têm sido a principal fonte de energia mundial. No entanto, previsões de que esse recurso deva chegar ao fim, somadas às crescentes preocupações com o ambiente, têm instigado a busca de fontes de energia renovável.
De acordo com Ramos, Kucek, Domingos e Wilhelm, por definição, biodiesel é um substituto natural do diesel de petróleo, que pode ser produzido a partir de fontes renováveis como óleos vegetais, gorduras animais e óleos utilizados para cocção de alimentos (fritura).
Assim o biodiesel pode ser fabricado como subproduto de outros processos corriqueiros na atividade econômica e além de ser uma fonte renovável apresenta baixos índices de poluentes e como enfatiza Laurindo (2003) a grande compatibilidade do biodiesel com o diesel