Sustentabilidade como uma vantagem no mercado
Projeto a ser apresentado ao Prof. Geraldo Roberto de Sousa, referente a um ano de pesquisa e trabalho.
Karen Lana Alves
Tânia Danielle dos Santos Barbosa
Thamyres Cristina Vale Baeta
Yasmin Silva Martins
São João del Rei, 2014
Resumo
O objetivo deste estudo é abordar sobre o tema sustentabilidade como vantagem competitiva. O que gerou o estudo foi: qual é o contexto atual que permitem que a sustentabilidade seja vista como vantagem competitiva? A pesquisa foi bibliométrica, e a coleta de dados ocorreu estudando outros artigos com o tema abordado, na qual se procurou identificar as principais áreas temáticas. De acordo com os resultados, ressaltamos que a preocupação com a sustentabilidade como vantagem competitiva tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. A partir de um embasamento teórico e adiante prático, novos debates podem ser gerados, principalmente aqueles que discutem os efeitos do impacto financeiro na promoção de práticas sustentáveis, e aqueles que buscam analisar o equilíbrio entre a sustentabilidade e o desenvolvimento competitivo de organizações de variados setores.
-
1. INTRODUÇÃO
No mundo, a palavra sustentabilidade começou a ser falada a partir da realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano – United Nations Conference on the Human Environment (UNCHE), em junho de 1972, em Estocolmo. A partir dai que foi o primeiro encontro mundial promovido com o objetivo de discutir assuntos relacionados ao meio ambiente e soluções para a preservação da humanidade, o conceito de sustentabilidade passou a ganhar uma grande visibilidade. No Brasil, a expressão “sustentabilidade”, ganhou força após a realização da Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (ECO), em 1992, no Rio de Janeiro.
Na prática, a sustentabilidade está definida como a capacidade que o indivíduo ou um grupo de pessoas tem em se manterem dentro de