Sustentabilidade Ambiental para este Milênio.
Resumo: O presente trabalho foi realizado na Escola Estadual Coronel Tonico Franco com o auxílio do PIBID/Química/Pontal, após a participação na feira de ciências da escola, onde o tema foi Meio Ambiente: onde as ciências se completam, surgiu o interesse em reaproveitar os resíduos sólidos orgânicos da cantina da escola. Com o objetivo de minimizar os impactos que os resíduos acarretam ao meio ambiente. Desse modo começou a pesquisar quais os melhores métodos para reaproveitar estes resíduos, que usou como estratégia a elaboração de uma horta e junto á compostagem para diminuir os resíduos orgânicos. Espera-se que após este aprendizado, a comunidade escolar, “multiplique” seus conhecimentos aos cidadãos que convivem com ela, direta ou indiretamente.
Palavras-chave: Educação Ambiental, Resíduos Sólidos, Compostagem.
Introdução
Esse trabalho teve início com a realização da feira de ciências “Meio ambiente: Onde as ciências se completam”, pois um dos grandes problemas que afetam a humanidade, é a crescente produção de lixo, precavendo uma possível crise ambiental, os 191 Estados-Membros das Nações Unidas, se propuseram que até 2015, todos deverão adotar as oito metas do milênio e neste contexto associamos o trabalho de sustentabilidade dos resíduos sólidos orgânicos da cantina escolar, com a meta de número 7, que diz “Garantir a sustentabilidade ambiental”. Neste contexto a escola é um espaço social onde muitas pessoas convivem, aprendem e trabalham, podendo assim multiplicar os seus conhecimentos adquiridos na mesma.
A partir daí, surgiu á necessidade de implantar e programar a compostagem na horta da própria escola, pois tem como principal objetivo transformar os resíduos orgânicos num composto orgânico, como importante fertilizador do solo, através de um processo natural (maturação) de decomposição. Esta decomposição pode ser conseguida por intermédio de diversos agentes tais