Desenvolvimento
Os trabalhos foram concluídos em 1987, com a apresentação de um diagnóstico dos problemas globais ambientais, conhecido como “Relatório Brundtland”. Na Eco-92 (Rio-92), essa nova forma de desenvolvimento foi amplamente difundida e aceita, e o termo ganhou força. Nessa reunião, foram assinados a Agenda 21 e um conjunto amplo de documentos e tratados cobrindo biodiversidade, clima, florestas, desertificação e o acesso e uso dos recursos naturais do planeta. Desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades que não esgota os recursos para o futuro, sempre com a noção de que o crescimento econômico deve levar em consideração a inclusão social e a proteção ambiental. É o conceito global no qual todos os países do mundo estão voltando sua atenção, frente a necessidade sentida pela população da Terra frente às ondas de conseqüências naturais sofridas, decorrente da falta de preocupação com o meio ambiente pelo homem. O desenvolvimento sustentável tem em sua base de pensamento o uso racional dos recursos naturais do nosso planeta.
Temos que reconhecer que os recursos naturais são finitos por isso temos que usar os bens naturais, com critério e planejamento. Desenvolvimento Sustentável pode ser dividido em três componentes: a sustentabilidade ambiental, sustentabilidade econômica e sustentabilidade sociopolítica.
A sustentabilidade ambiental consiste na manutenção das funções e componentes do ecossistema, de modo sustentável, podendo igualmente designar-se como a