Suspensão de Metronidazol - Aula Prática de Farmacotécnica
FACULDADE DE FARMÁCIA
FARMACOTÉCNICA I
Jackeline da Silva Oliveira
Kaira Mayara Reis de Oliveira
Selma Ferreira da Mota
Cristiano Nere
PROF. ESP. RodrigoArcanjoAraújo
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
Macapá - Ap
2014
INSTITUTO MACAPAENSE DO MELHOR ENSINO SUPERIOR
FACULDADE DE FARMÁCIA
FARMACOTÉCNICA I
SUSPENSÃO DE METRONIDAZOL
Relatório apresentado do quesito de aula prática, orientado por Prof. Esp. Rodrigo Arcanjo Araújo, da disciplina de Farmacotécnica I, no 5º semestre do curso de Farmácia.
Macapá - Ap
2014
PRÁTICA – SUSPENSÃO DE METRONIDAZOL
1.INTRODUÇÃO
“Uma suspensão consiste em um sistema bifásico composto por uma fase sólida finamente dividida (fase interna, descontínua ou dispersa) dispersa em uma fase líquida (fase externa, contínua ou dispersante) (USP Pharmacists. Pharmacopeia, 2005)”.
Do ponto de vista Galênico, interessa obter suspensões que não depositem rapidamente e que se possam reconstituir com facilidade por agitação. Interessa ainda que a redispersão operada por agitação origine um produto de aspecto homogêneo, em que não se observe a presença de quaisquer aglomerados de partículas.
Os principais aspectos teóricos que devem ser considerados na preparação racional de suspensões são os seguintes: flutuação das partículas suspensas, velocidade de sedimentação e forma de sedimentação.Agentes suspensores empregados: derivados da celulose, alginatos, líquidos viscosos, argilas.
A aula pratica deste relatório foi realizada no Laboratório de Tecnologia Farmacêutica do Instituto Macapaense do Melhor Ensino Superior (IMMES). Onde foi preparado suspensão de metronidazol, onde se utilizou os seguintes fármacos: metronidazol base, carbopol (agente espessante), nipagin, Nipazol, sacarina, álcool a 70%, água destilada, xarope simples e essência de morango, e a seguir os devidos cálculos para a manipulação desta