SUS - Organizações e Politicas Publicas
Introdução
O objetivo deste trabalho é falar um pouco sobre um dos maiores sistemas de atendimento médico do mundo. A criação do SUS (Sistema Único de Saúde), sua implantação unificou o sistema, já que antes de 1988 a saúde era responsabilidade de vários ministérios. Ela deixou de ser exclusiva do poder executivo Federal e passou a ser administrada por Estados e municípios.
No intuito de facilitar a compreensão, antes de adentrar no objetivo estabelecido, fez-se breve explanação a respeito de sua diretrizes, princípios e garantias constitucionais.
Assim, os presentes trabalhos compõem-se, além desta introdução, os seguintes tópicos:
Os objetivos da lei orgânica de saúde:
I - a identificação e a divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde,
II – a formulação de política de saúde destinada a promover economias sociais.
III- a assistências as pessoas por intermédio de ações de promoções.
Atribuições e competências:
- Definição das instancias e mecanismo de controle, avaliação e de fiscalização das ações e serviços de saúde; -Administração dos recursos orçamentários e financeiros, elaboração de normas técnicas e padrões de qualidade e parâmetros de custos e para promoção de saúde para o trabalhador.
Os princípios:
“A SAÚDE É DIREITO DE TODOS E DEVER DO ESTADO” O significado deste princípio é extremamente relevante para a consolidação da democracia, pois, partir de então, não apenas as pessoas com carteira assinada (ligadas a previdência) poderiam contar com tal serviços, mas toda a população.
Criação – SUS
O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. Ele abrange desde o simples atendimento ambulatorial até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país. Amparado por um conceito ampliado de saúde, o SUS foi criado, em 1988 pela Constituição Federal Brasileira, para