Surgimento Do Servi O Social
Desde o início das civilizações, existiram pessoas preocupadas com o bem-estar social, ainda que o reconhecimento desta área como profissão tenha ocorrido muito tempo depois. Segundo a história do serviço social, a primeira casa de assistencialismo no Brasil foi criada em 1543, por iniciativa de Brás Cubas, a “Casa de Deus para os homens”, a atual Santa Casa de Misericórdia de Santos. Em 1582, foi criada a Santa Casa em Rio de Janeiro, devido à chegada de inúmeros feridos de guerra e a partir daí foram criadas outras casas de assistência. A primeira Carta Régia que falava sobre o assistencialismo social foi escrita em 1693, referindo-se especificamente a proteção de menores. O termo “serviço social” surgiu nos EUA, em 1904, utilizado para qualificar uma escola em Boston, para profissionais que atuavam nessa função. Apesar de a profissão ser antiga, sua regulamentação só aconteceu em sete de junho de 1993, pela Lei n°8.662. Missão
Contribuir para a defesa e garantia dos direitos sociais, visando a construir uma sociedade mais justa e igualitária para a emancipação dos cidadãos, por meio do acesso universal às políticas públicas.
Objetivo
O Curso de Serviço Social tem como objetivo proporcionar uma formação humanística e uma visão global da vida social,capacitar os futuros profissionais a intervir e tomar decisões para melhorar a qualidade de vida da sociedade e a garantia de direitos cidadãos;desenvolver a internalização de valores de responsabilidade social, justiça e ética profissional.
Campos de Atuação
Áreas de atuação no primeiro setor
São estes os campos de atuação do assistente social no setor público em âmbito nacional, estadual e municipal: saúde, assistência social, previdência, educação, habitação etc. Nas organizações públicas, o assistente social pode atuar ainda nas áreas da criança e adolescente, idoso, portadores de deficiência etc.
Áreas de atuação no segundo setor
Nas organizações privadas, o assistente social pode atuar na área de