Surgimento do período nacionalista e milagre econômico brasileiro
O nacionalista no Brasil nasce com o novo século, no caso, o século XX, em razão dos acontecimentos em decorrência de nosso Estado que foram eles dados a fatores externos e internos tais como: a I Guerra mundial, ao decorrente surto industrial interno devido ao modelo adotado no período que substitui as importações, processo de urbanização e de organização de novas camadas sociais dos quais vieram mudar o cenário local. Para apaziguar o decorrente cenário era necessário um ideário que pudesse dar conta de tantas mudanças, sendo o nacionalismo o que mais se identificava com todo esse processo de modificação.
O nacionalismo obteve força, ganhando assim centenas de adeptos sendo dessa maneira o referencial ideológico para os mais variados grupos políticos.
Como de costume histórico as idéias exógenas no Brasil passam por adaptações obtendo características peculiares. Normalmente as idéias exógenas ocorridas em nosso território não atingiam a camada social sendo desse acontecimento seguindo caminho atípico. A principal força motriz do nacionalismo brasileiro os militares, a camada social mais organizada e mais influente na história recente do Brasil. Os militares fizeram uma adaptação nas idéias nacionalista, adaptando-a aos seus próprios interesses e unindo ela a corrente de pensamento do positivismo ganhando contornos positivistas e autoritários, deixando ao gosto de seus defensores.
Milagre econômico brasileiro
Durante o governo do presidente Médice houve a implantação de uma medida para fortalecer o crescimento econômico, do qual visava o rápido crescimento econômico brasileiro. O termo de “milagre econômico” foi em decorrência do imenso investimento de capital estrangeiro em nosso país.
Ao longo de um extenso período o Brasil não recebia investimentos estrangeiro, pelo motivo da instabilidade econômica, da inflação, e do tumultuoso governo de João Goulart que era de esquerda.
Os investimentos estrangeiros votaram