Surgimento do pensamento filosófico científico
O trabalho acadêmico apresentado tem por objetivo, explorar as transformações do pensamento filosófico, bem como, seu surgimento e como essas formas de pensamento mudaram o contexto da história e a visão de mundo da época. Cronologicamente ordenada desde o esboço do que seria de fato filosofia, se estabelece um anseio, um questionamento metafísico que sempre acompanhou o homem e que dá sentido a existência; a saber, a procura, a explicação, o sentido do que é real, da realidade vivente, da essência de todas as coisas, dos conceitos, das idéias, enfim, de tudo que possa peculiarizar o homem, a valorização do atributo sublime que o diferencia de qualquer outro ser.
A explicação minuciosa da evolução do pensamento filosófico situa qualquer indivíduo no tempo e lhe oferece ferramentas de discernimento a partir do conteúdo oferecido que possibilitam formar um juízo de valor a partir dos filósofos e de suas concepções e apreensões da realidade. Aliada às explanações detalhadas e contundentes há uma interdisciplinaridade histórica, que torna a leitura mais interessante e garante uma compreensão de fato. Abarca, portanto de uma só vez, a filosofia, englobando por sua vez, as idéias, o arqué , a lógica do raciocínio, as hipóteses, o embasamento, as conclusões, o empirismo(quando houver), a formulação e a asserção do raciocínio apreendido, além do contexto histórico da época, os anseios políticos, os tratados, os planos de Estado no qual o filósofo se inseria, a influência por ele empreendida, os influenciados pela obra e os influenciadores do pensador, a mudança de paradigma por ele determinada.
1. O SURGIMENTO DA FILOSOFIA NA GRÉCIA ANTIGA
A Passagem do Pensamento Mítico pra ao Filosófico-Científico
Em primeira instância, a palavra filosofia é composta por dois termos de origem grega: Philia, amizade e Sophia, sabedoria. Significa, portanto, a “amizade pela sabedoria”, o desejo de estar próximo do