Redes sociais
REDES SOCIAIS
"O conhecimento e a informação são os recursos estratégicos para o desenvolvimento de qualquer país. Os portadores desses recursos são as pessoas e suas competências”. Peter Drucker
Redes Sociais e Geração Y - 1º grupo de slides Profª Ana Buairide
1
“redes sociais” não é uma tendência ou um aspecto inusitado Na idade média os templários ou os grandes construtores de catedrais – os maçons – já tinham as suas redes sociais.
Redes Sociais e Geração Y - 1º grupo de slides
Profª Ana Buairide
2
Também não é particularidade da década de 80 a globalização, no seu conceito alargado, pois os navegadores da antiguidade já desenvolviam a globalização com o comércio de especiarias e a exploração dos recursos naturais de terras além-mar, e com a expansão dos impérios coloniais (português, espanhol e britânico).
Redes Sociais e Geração Y - 1º grupo de slides
Profª Ana Buairide
3
1
03/03/2013
Fundamentação
O conhecimento, como um importante fator de transformação social, é o principal elemento de geração de valor (DAVENPORT e PRUSAK, 2003). Fenômeno das redes sociais: atuam como agentes de geração e disseminação do conhecimento, por meio de múltiplas relações entre indivíduos, grupos e/ou organizações (TOMAÉL, 2007). O conhecimento é construído através da interação social, nasce da colaboração, no contexto social da comunidade (UGARTE, 2009).
Redes Sociais e Geração Y - 1º grupo de slides Profª Ana Buairide
4
Fundamentação
Na sociedade atual, o conhecimento é o único ativo capaz
de diferenciar as organizações (NONAKA e TAKEUCHI, 1997).
Organizações intensivas em conhecimento: aquelas que
oferecem ao mercado o uso de conhecimento razoavelmente sofisticado ou produtos (bens ou serviços) baseados no conhecimento (ALVESSON, 2004).
A organização baseada no conhecimento torna-se única
por ser hábil em aprender e inovar constantemente (CHOO, 2006).
Redes Sociais e Geração Y - 1º