Surgimento das teorias da administração e principais teorias
Este relatório teve como propósito principal o estudo dos antecedentes históricos e sociais, com base no período anterior ao surgimento das teorias da administração a partir da influência dos filósofos, da igreja, das organizações militares, dos economistas liberais, dos pioneiros e empreendedores, e o estudo da revolução industrial como fator determinante para o surgimento das teorias da administração.
Surgimento das teorias da administração
A administração trata-se de uma história recente, com desenvolvimento lento e que teve início apenas em meados do século XX. A história da Administração foi influenciada por vários fatores que descreveremos a seguir:
Influência dos Filósofos: vem desde os tempos da antigüidade e teve suas primeiras ‘definições’ a partir dos pensamentos de filósofos como Sócrates Platão e Aristóteles. Muitos princípios da Administração, como o da divisão do trabalho, da ordem e do controle surgiram por meio dos pensamentos filosóficos da época. Porém, a filosofia antiga preocupava-se muito com as questões organizacionais, o que deixa de ser objeto de preocupação da Filosofia Moderna.
Influência da Igreja Católica: Durante muitos séculos as normas administrativas e a organização pública ficaram a cargo da Igreja Católica, e não dos Estados (Roma, Atenas, etc.). Havia uma hierarquia de autoridade, um estado-maior e uma coordenação funcional, que juntas e comandadas por uma única pessoa – o Papa – e que, bem-sucedida serviu de modelo para diversas organizações.
Influência da Organização Militar: Esta também influenciou o aparecimento das Teorias da Administração. Resultam da organização militar daquela época: a organização linear, o princípio da unidade de comando e a escala hierárquica. Decorrentes destes princípios surgem ainda a centralização do comando e a descentralização da execução, o que forma um modelo bastante utilizado em outras organizações. Outra grande contribuição foi o princípio de direção, relacionado ao