Surgimento da Sociologia na Europa e no Brasil
A sociologia surge de acordo com a nova sociedade europeia que se formava devido as Revoluções Burguesas, mais específico no contexto das a Revolução Francesa e a Revolução Industrial. No final do século XVIII e começo do século XIX estava ocorrendo na Europa uma série de mudanças devido a Revolução Industrial, um dos principais setores que sofreu uma grande mudança foi o setor econômico da Europa, onde houve um grande crescimento repentino das cidades, e o aumento da produção nas industrias, também há uma mudança estrutural nas relações entre os que exerce o trabalho e aquele que é dono dos meios de produção.
Já Revolução Francesa o setor político que sofre mudanças, onde a monarquia francesa foi derrubada, colocando-se no lugar o modelo republicano democrático. E essas mudanças não pode ser analisadas de acordo com uma visão religiosa, que era o meio principal de explicação na época. Surgi então uma nova ciência, a sociologia, que irá tentar compreender essas devidas mudanças e manter a ordem nesses processos sociais.
Por volta de 1920, alguns estudiosos na área da sociologia passaram a estudar sobre a formação da sociedade brasileira, eles queriam entender a respeito do processo de colonização, da escravidão e a sua abolição e o êxodo dessas populações. Foi então que surge a sociologia no Brasil, tentando compreender as temáticas das relações de trabalho e da consciência e cidadania.
Logo depois a sociologia volta-se para estudo das classes trabalhadoras e comunidades rurais do nosso país. Durante a Ditadura Militar, a sociologia se voltou para os problemas socioeconômicos e políticos brasileiros, nesse período foi banido o estudo da sociologia na ensino secundário. Em 1985 durante a instalação da nova república a sociologia se preocupou com a economia, política e algumas mudanças sócias.
REFERÊNCIAS:
Brasil Escola, Sociologia no Brasil. Disponível: www.brasilescola.com/sociologia/sociologia-bibliografia.htm.