Surgimento da sociologia como ciencia
Três revoluções levaram as pessoas a refletir sobre a sociedade de maneira diferente:
Científica – Por volta do sec. XVI, teve inicio a revolução científica que veio com o intuito de criar métodos que facilitasse o estudo da sociologia.
Democrática – Deus x Homens, por meio da revolução democrática as pessoas tomaram consciência de que podem intervir, mudar e solucionar problemas sociais. Dessa forma, a lógica teológica européia de que Deus ordenava a ordem social estava falida.
Industrial – Grande laboratório de problemas sociais, abrindo espaço para as reflexões e estudos sociológicos.
2. A Afirmativa da sociologia: objeto de estudo (problemática).
A afirmação de da sociologia se deu a partir de transformações sociais ocorridas na época, implicando os pensadores a analisar os problemas sociológicos para chegar a um diagnóstico e prescrição.
Teoria – explicação conjectural de algum aspecto da vida social.
Pesquisa – processo por meio do qual se observa cuidadosamente a realidade social.
Valores – idéias sobre o que é certo e o que errado e, inevitavelmente, ajudam os sociólogos a formular suas próprias teorias.
3. Principais conceitos / correntes sociológicas
3.1 – Funcionalismo
As teorias funcionalistas de Durkheim diziam que as estruturas sociais era o principal fator que influenciava a vida humana, ou seja, se houvesse uma alta taxa de solidariedade, a ordem social seria maior, do contrário, a instabilidade social seria maior.
O desenvolvimento da sociedade industrial a partir do sec. XVI fez com que problemas como desagregação familiar, violência urbana e exclusão social contribuíssem para a instabilidade social.
Talcott Parsons afirmou que as instituições sociais são fundamentais para o equilíbrio do funcionamento da sociedade.
Merton defendia que as estruturas sociais causavam se diferenciavam entre os grupos de pessoas. As conseqüências disso poderiam ser perturbadoras e/ou