O ABORTO PROVOCADO E SUA CONSEQUÊNCIAS - ARTIGO CIENTIFICO
FERNANDO ÍTALO SÁ VARANDA
ERIANE GIL XAVIER
Fatores e consequências do aborto provocado
TERESINA
2014
FERNANDO ÍTALO SÁ VARANDA
ERIANE GIL XAVIER
Fatores e consequências do aborto provocado
Trabalho de Graduação Interdisciplinar apresentado à Disciplina Práticas Interdisciplinares – 1ª Série, como requisito parcial para aprovação.
ORIENTADOR: Prof. Msc. Paulo Alves da Silva Paiva
TERESINA
2014
Fatores e consequências do aborto provocado.
Fernando Ítalo Sá Varanda*
Eriane Gil Xavier†
RESUMO
O aborto consiste em expulsar prematuramente do útero o produto de uma concepção, sendo externo à raça, cor, religião, escolaridade, idade, e condição econômica, embora a última seja um fator importante nesse processo. Foi a partir desse conceito e da busca na compreensão das suas causas e decorrências, que elaborou-se esse trabalho, baseado em uma revisão bibliográfica. O estudo teve como conclusão que o aborto pode comprometer em vários níveis a saúde física e mental da mulher, ressaltando a importância de uma boa estrutura familiar e orientações quanto ao uso de métodos contraceptivos nas relações sexuais.
PALAVRAS-CHAVE: Gravidez. Filho. Saúde. Família.
1 INTRODUÇÃO
O trabalho versa sobre o aborto, que é um assunto bastante polêmico e discriminado pela sociedade em geral, seja espontâneo ou provocado. A prática deste, causa repercussões físicas e emocionais em diversos níveis para as mulheres que vivenciaram tal alto, realidade esta que que deve ser mais discutida e problematizada dentro da sociedade.
Quais fatores levaram tais mulheres a provocarem o aborto? Quais as consequências que ele trouxe para os envolvidos? Inúmeras razoes poderiam ser listadas, como medo da rejeição dos pais, falta de apoio e diálogo com o parceiro, críticas da sociedade e uma falsa ideia de que não estaria cometendo um