A Primeira Guerra Mundial e a Revolução Francesa
O trabalho que apresento em seguida explana, de forma completa a Primeira Guerra Mundial e também a Revolução Russa. Nele explico as disputas por áreas coloniais, os conflitos do revanchismo francês, a Alsácia-Lorena e os fatores relacionados à concorrência econômica no início do século XX, onde as potências industrializadas buscavam por todos os meios dificultar a expansão econômica do país concorrente; e a disputa colonial, onde a concorrência econômica entre as nações industrializadas teve como importante consequência a disputa por colônias na África e na Ásia.
Os movimentos nacionalistas como o Pan-Eslavismo e o Pan-Germanismo, ambos desenvolvidos na Europa, na mesma época também são abordados. A Crise do Marrocos, a Crise Balcânica e a Política de Alianças, além do estopim da Guerra são alguns dos focos presentes, além também dos blocos da Tríplice Aliança e Entente. A Primeira, Segunda e Terceira Fases são detalhadas ao longo das explicações, juntamente com a destruição européia e ascensão dos Estados Unidos. Ainda tratando da Primeira Guerra, são explicados o Tratado de Versalhes e a criação da Liga das Nações.
Na seção reservada à Revolução Russa, são tratados os tempos czares, a Revolução de 1905, as ações da Rússia na Primeira Guerra Mundial, a Guerra Russo-Japonesa também de 1905, o Domingo Sangrento e a história da Rússia Soviética da Revolução de 1971 ao Stalinismo. Além disso são explicadas as idéias referentes ao Socialismo, o pensamento revolucionário russo, a Revolução Branca, Vermelha, as dumas e os soviets. As causas gerais da Revolução Russa são foco de um dos capítulos, seguido pelas três etapas da revolução de 1917.
1 PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
Entre 1871 e 1914, durante a chamada belle époque, a sociedade européia, liberal e capitalista, passou por uma das fases de maior prosperidade. O desenvolvimento industrial trouxe para boa parte da população um conforto nunca antes experimentado, enquanto a ciência e a técnica