Surgimento da economia
ECONOMIA: ELA SURGIU NA GRECIA SEU SIGNIFICADO E OIKOS-NOMOS (CASA – LEI), SEU SURGIMENTO FOI DA SOCIEDADE PRIMITIVA ATE O FEUDALISMO COM UMA ADMINSTRAÇÃO FAMILIAR SEUS CONCEITOS ERA UMA ORGANIZAÇÃO SOCIAL FECHADA, UMA AUSENCIA DE COMERCIO E ERA UMA SUBSISTENCIA, (SOBREVIVENCIA).
EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONOMICO DA IDADE MEDIA: SURGIU NA CIVILIZAÇÃO GREGA, DE 1000 A.C ATE 30 A.C, A IDEOLOGIA ERA CONTRA O ACUMULO DE RIQUEZAS.
PENSAMENTO ECONOMICO DA IDADE MEDIA NO MERCANTILISMO: ERA INTERVENÇÃO DO ESTADO, ACUMULO DE RIQUEZAS, BALANÇA COMERCIAL FAVORAVEL, IMPORTAÇAO MAIOR QUE A EXPORTAÇÃO.
- MERCANTILISMO: A PROPRIA ECONIMIA SE CONTROLA, LIVRE CONCORRENCIA.
- ESCOLA FISIOCRATICA: FUNDADOR DA ESCOLA FISIOCRATICA FRANÇOIS KUESNY (1694 A 1774), CRITICA O MERCANTILISMO COM A Ñ INTERVENÇÃO DO ESTADO NA ECONOMIA, OBEDECE AS LEIS NATURAIS E ORGANICAS, O FOCO ERA NO INDIVIDUO LAISSEZE-FAIRE (DEIXAR FAZER, MÃO INVISIVEL).
- ESCOLA LIBERAL OU INDIVIDUALISTA: SEGUNDO ADAM SMITH: A FONTE DE RIQUEZA ERA O TRABALHO QUE POSSIBILITAVA A ESPECIALIZAÇÃO “DIVISÃO DO TABALHO” ONDE SE GERA A PRODUÇÃO, COMERCIO DOMESTICO E EXTERIOR. COM UMA VISÃO POSITIVA RELACIONADA A ECONOMIA. MOVIMENTO DA ECONOMIA “E BENEFICIO UM BEM GERAL”.
DAVID RICARDO: - ELE TINHA UMA VISÃO NEGATIVA DIZENDO QUE A ECONOMIA Ñ GERA SO ASPECTOS POSITIVOS MAIS GERA NEGATIVOS, ELE PERCEBIA QUE Ñ GERAVA LUCROS.
SOCIALISMO: ELE PRETENDE SUBSTITUIR A ORDEM SOCIAL, FUNDADA NA LIBERDADE INDIVIDUAL, E SIM QUE O CONTROLE DOS MEIOS DE PRODUÇAO DEVE ESTAR NA MÃO DO ESTADO.
A CRISE DE 1929: HOUVE ESTA CRISE DEVIDA A ALTA PRODUÇÃO E PELA POLITICA MONETARIA MAU PLANEJADA. ONDE TEVE A QUEDA DA BOLSA DE VALORES, E COM O ADVENTO DA