surdez moderada
Moderada: compreende uma conversa, mas pode não ser capaz de acompanhar discussões e precisar de aparelho auditivo e terapia especial. Moderada/Grave: precisa de aparelho auditivo, treino auditivo e treino intensivo em linguagem oral expressiva e receptiva.
PORTADOR DE SURDEZ MODERADA
Aluno que apresenta perda auditiva entre quarenta e setenta decibéis. Esses limites se encontram no nível da percepção da palavra, sendo necessária uma voz de certa intensidade para que seja convenientemente percebida. É frequente o atraso de linguagem e as alterações articulatórias, havendo, em alguns casos, maiores problemas linguísticas. Esse aluno tem maior dificuldade de discriminação auditiva em ambientes ruidosos.
Em geral, ele identifica as palavras mais significativas, tendo dificuldade em compreender certos termos de relação e/ou frases gramatical complexa. Sua compreensão verbal está intimamente ligada à sua aptidão para a percepção visual.
Perda auditiva moderada: Pode interferir no desenvolvimento da fala e linguagem, mas não chega a impedir que o individue fale.
CAUSAS
A surdez moderada pode ser causada pela perda auditiva gradual e algumas causas importantes de surdez de percepção ou neurossensorial: Ruído intenso é causa freqüente de surdez. Intensidades de som acima de 75 decibéis podem causar perdas auditivas induzidas pelo ruído (PAIR). As lesões no ouvido interno podem ocorrer após uma exposição simples ao ruído ou após exposições prolongadas de meses ou anos.
Exemplos de ruídos mais comuns causadores de perdas auditivas: máquinas industriais e armas de fogo, motocicletas, máquinas de cortar grama, música em volume alto, estouros de foguetes.
Infecções bacterianas e virais, especialmente rubéola, caxumba e meningite, podem causar surdez de percepção.
Certos medicamentos, especialmente alguns antibióticos, podem lesar as estruturas neurossensoriais causando surdez.
Idade. A perda auditiva gradual devido ao fator idade,